Postado dia 22 de outubro de 2016 por EcoSeg Consutloria -
Pioneira em pesquisas sobre segurança e saúde no trabalho, instituição é referência na América Latina.
A instituição criada com a missão de desenvolver estudos e pesquisas na área de segurança e saúde no trabalho completa meio século nesta sexta-feira (21). Criada pela Lei nº. 5.16/1966, a Fundacentro foi denominada inicialmente como Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. O marco inicial foram os estudos sobre os efeitos de inseticidas, bissinose, consequências das vibrações e ruídos em trabalhadores, que usam marteletes e riscos da exposição ao chumbo.
Em 1974, a instituição passa a integrar o Ministério do Trabalho alavancando a criação de legislação especifica sobre segurança e saúde laboral, tendo participação em ações fundamentais, como a elaboração do Acordo Coletivo sobre o Benzeno e das Normas Regulamentadoras (NRs).
“A Fundacentro, nesse histórico de 50 anos, desenvolveu vários projetos de pesquisa, entendendo como era a exposição do trabalhador às condições insalubres e perigosas. Foi chave na configuração das NRs, que tiveram como conteúdo técnico, informações de pesquisas da instituição”, destaca o diretor técnico, Robson Spinelli Gomes.
Em 1978, em homenagem ao seu primeiro presidente, falecido naquele ano, recebe o nome de Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, presente em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A partir daí, torna-se referência internacional no assunto, atuando em parceira com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A década de 70 foi marcante na história da Fundação, em que foi protagonista de diversas ações inerentes à área, como a instalação do primeiro ambulatório de doenças profissionais; participação na elaboração de currículos e início dos cursos de nível médio e superior na área; criação do centro de verificação e homologação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a criação da divisão de assistência aos trabalhadores rurais. Data ainda desta década, a elaboração e aprovação das Normas Regulamentadoras.
Entre os projetos desenvolvidos atualmente pela Fundação, destaca-se o Programa Nacional de Educação em Segurança e Saúde do Trabalhador (PROEDUC), que desde 1997 dissemina o conhecimento acerca do tema por meio da educação. Desenvolve ações educativas e distribuição de material didático, além de projetos de pesquisa, como o que trata sobre segurança e saúde no trabalho para o público jovem. Esse projeto é desenvolvido em conjunto com o Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, do Ministério do Trabalho, e com o Fórum Nacional de Aprendizagem, com vistas a transmitir esses conceitos para o jovem aprendiz.
A coordenadora do Proeduc, Sonia Maria José Bombardi, destaca a importância do programa. “O objetivo é produzir e difundir conhecimento sobre as pesquisas desenvolvidas pela Fundacentro, voltadas para a prática pedagógica, e que traga soluções e caminhos para ampliar as ações de saúde e segurança no ambiente escolar”, afirma.
Entre outros importantes projetos, a Fundacentro tem investido ainda em ciclos de palestras para disseminação de conhecimento sobre a saúde e segurança do trabalhador, de diversos setores como portuário e aquaviário, jovens aprendizes, trabalhadores da saúde e da educação.
Segundo Robson, a produção e disseminação de informações relevantes para garantir melhores condições de trabalho é o principal papel da instituição. “A Fundacentro é o único órgão na América Latina, referencial para a saúde do trabalhador, que nos coloca uma chancela positiva no aspecto cientifico de produção de informação. O mais importante hoje é garantir informações para o trabalhador e condições para o trabalho decente”, afirma.
Em 2015, a instituição venceu a categoria Entidades Prestadoras de Serviços do Prêmio Top Of Mind de Proteção 2015 – As Marcas que estão na Cabeça dos Prevencionistas. A premiação, em sua 20ª edição, é uma iniciativa da revista Proteção e se baseia em pesquisa realizada com profissionais do setor de Saúde e Segurança do Trabalho.
O cinquentenário da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho, é comemorado nesta sexta-feira (21), no auditório da fundação, na Rua Capote Valente, 710, Pinheiros – São Paulo (SP).
Fonte: Ministério do Trabalho